logo RCN
Notícias

7ª Semana Inclusiva SC inicia nesta terça-feira (21)

Inicia nesta terça-feira (21) a 7ª edição da Semana Inclusiva 2021 (SISC) - evento criado em Santa Catarina para oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.

Pelo segundo ano consecutivo a SISC será totalmente online, com transmissão ao vivo para todo o estado, pelo YouTube do canal oficial da Semana Inclusiva e do Instituto Gentes , nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 14h30 às 16h30.

Já na abertura do evento, acontecerá o lançamento do "Dia D - Feirão de Emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS" para estimular a participação ativa de empregadores e empregados durante todo o evento. O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, em parceria com a Assembleia Legislativa, organizada pelo UNOPS - a Agência das Nações Unidas Especializada em Gestão de Projetos, Infraestrutura e Compras, em parceria com mais de  58 entidades governamentais e não governamentais do estado.

A programação inclui temas relacionados à Diversidade e Inclusão, Cuidado e Bem-Estar, Esporte e Lazer, Trabalho e Emprego, Novas Tecnologias e Novas Linguagens e Acessibilidade com foco principal na empregabilidade do público alvo. O pré-evento, denominado Sensibilização, ocorreu na quinta-feira (16.09), também de forma virtual, nos canais das demais atividades. A Sensibilização teve por objetivo orientar o empregador sobre a necessidade do cumprimento do art. 93 da lei 8.213/91 e de como é possível, por meio da Semana Inclusiva, encontrar mão de obra qualificada para as cotas.

Na Lei das Cotas se enquadram hoje 1.986 empresas catarinenses. São estabelecimentos com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pessoas com deficiência. A reserva legal para firmas com até 200 empregados é de 2%; de 201 a 500 (3%); 501 a 1.000 (4%); mais de 1.001 (5%). A legislação vigente também prevê multa pelo descumprimento das cotas.

Segundo dados do CAGED, do total de 42.560 vagas que deveriam, obrigatoriamente, estar preenchidas por pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em Santa Catarina, 23.285 estão ocupadas, outras 19.275 seguem abertas. Ou seja, o estado catarinense tem hoje 54,71 % das cotas preenchidas. Em 2014, um ano antes do Feirão de Empregos - o Dia D - que deu origem a Semana Inclusiva, era de 35,72% pelos dados da RAIS.

Primavera dos Museus inicia com diversas atividades em Joinville Anterior

Primavera dos Museus inicia com diversas atividades em Joinville

Secretaria de Educação vai recolher máscaras irregulares das escolas de SC Próximo

Secretaria de Educação vai recolher máscaras irregulares das escolas de SC

Deixe seu comentário